quarta-feira, 6 de junho de 2012

Qual o domínio de preferência do Google?

Recebi aqui no Blog alguns comentários de pessoas que querem iniciar no "Ramo" de sites e blogs me perguntando que "tipo de domínio o Google da preferência" e vi um post no site do Léo Cabral com uma   ótima explicação e resolvi postar aqui no blog, creio que vai tirar algumas dúvidas dos nossos usuários.

Qual o domínio de preferência do Google?

Bom, primeiro você precisa ter claro na sua mente que a extensão do domínio ou mais tecnicamente a TLD, é apenas um dos fatores para o posicionamento e, diga-se de passagem, um dos fatores mais fracos dentre as centenas que o Google leva em conta. Anotou? Vamos em frente…

A resposta para que tipo de domínio o Google dá mais relevância é bem simples: – Depende! Depende de em que país você está e em que língua o usuário está buscando.

Se você está no Brasil o Google dará preferência em mostrar-lhe resultados .com.br, mas se você está na Argentina (o Google verifica isso pelo IP), a preferência dos resultados será para domínios com.ar e por aí vai.

Não só a sua localização (o Google verifica isso pelo seu IP) influencia nessa escolha do buscador, mas também diversos outros fatores entre eles o idioma do seu navegador, o idioma da sua conta Google e em qual endereço do Google você está buscando, se é no Google.com.br, no Google.com.ar etc.

E os .net, .info e outros pontos da vida?

As TLDs .net, .info, .blog e por aí vai, surgiram como TLDs secundárias ou específicas para determinadas áreas como o .info que preferencialmente eram destinados a domínios de empresas de informática, mas com a escassez das TLDs comerciais, as secundárias passaram a ser muito utilizadas já que ainda estavam vagas para muitos termos e palavras-chave (e ainda estão).

Com isso tornou-se comum a utilização de tais TLDs e os buscadores sabendo disso, rebaixaram muito a relevância dada ao fator TLD no posicionamento.

Mas voltando ao assunto… Alguns domínios como o .info devem ser evitados pois em uma escala de possíveis domínios utilizados por spamers ele está em primeiro. Isso se dá porque esse tipo de domínio entra em promoção diversas vezes durante o ano (Promoção = U$ 1,99) e com isso os spamers compram lotes deles para aplicar seus golpes e depois o abandonam.

Isso não quer dizer que você não possa ter um domínio desses. Como já falei, esse é apenas um dos fatores. Um grande exemplo no Brasil de que o .info pode ser um ótimo domínio é o guanabara.info que é referência na área de informática e está super bem posicionado para muitas coisas. Isso se dá porque o site possui muito conteúdo de qualidade e consequentemente muitos links de qualidade apontando para ele.

TLD .blog só aparece nas pesquisas de blogs?

Essa é outra dúvida comum entre quem está começando. Embora o .blog seja uma TLD que surgiu para hospedar blogs, pelos motivos que já citei, ela hoje é utilizada em larga escala para qualquer coisa e pode ter sim, um bom posicionamento nos mecanismos de busca, desde que seu conteúdo e sua relevância sejam bons.

Outro exemplo, agora sobre o poder do .blog, é o meu amigo Guga Alves do Tudo para WordPress, que no primeiro concurso da Mestre SEO em 2009, ganhou o concurso ficando em primeiro lugar na busca do Google com um domínio .blog.

TLDs e o usuário?

Mais importante do que se preocupar em como o Google vai classificar seu site diante da extensão do domínio, é como os usuários vão se identificar com essa extensão.

Imagine que você é Brasileiro e faz uma busca por uma empresa ou serviço qualquer… “ÁiPédi”… e na SERP (página de resultado dos buscadores) aparecem vários endereços do tipo:
ipedi.com.ar
aipedi.info
aipedi.net
aiped.com
aiped.com.br

Agora responda: – Como usuário, em qual endereço você mais confiaria e provavelmente clicaria?

A grande maioria das pessoas escolheria o aiped.com.br e em segundo lugar o .com. Depois disso a ordem provavelmente seria o .net, o .info e por último o .com.ar.

Veja que existe certa lógica no pensamento dos usuários. Para eles um site em português do Brasil tem que ser preferencialmente .com.br ou então um .com, o resto é “falta de opção”.

Portanto, #fikdik, já que a TLD tem pouca relevância, pense primeiro no usuário e em como a extensão do domínio vai afetá-lo. Depois disso é “mão na massa” para produzir um conteúdo único e de qualidade e que rapidamente torne-se referência e seja bem linkado.

Pra finalizar, veja como é a pagina de resultados para a busca por “nanuni kokoritu”. Até o momento desse artigo, ela era uma verdadeira representante da diversidade de TLDs tendo entre esses resultados os domínios, .com, .com.br, .blogspot.com e até um eti.br.

Clique na imagem para ampliar:
Espero que tenham gostado e de agora em diante quando forem registrar um domínio, pensem bem na preferência do usuário, pois se o conteúdo está a bom gosto do usuário, o Google dará preferência ao seu conteúdo e isso ajudara o seu site no posicionamento nas pesquisas.

Assine nosso Blog e receba Novos Conteudos em seu E-Mail :

Antes de sair, gostaria de saber Como Ganhar Creditos de GRAÇA no seu Celular?