quarta-feira, 20 de junho de 2012

Como ficar rico na Internet

Quando você se rende à ideia de que pode ganhar dinheiro na Internet, é normal que pesquise muito nos mecanismos de busca, à procura da fórmula perfeita para enriquecer — ou pelo menos ganhar um dinheiro extra para ajudar nas despesas (é o que todos dizem, no começo).
Como ficar rico na Internet

É claro que é possível “viver de Internet”, trabalhar apenas de casa (ou de onde quer que esteja), sem ficar preso a um escritório, uniforme, horários rígidos, etc. Mas nem sempre dá para viver na excelência sem trabalhar, apenas gastando o dinheiro que chega de maneira mágica em sua conta corrente.

Se todo mundo reúne as características pessoais, intelectuais e profissionais para lograr êxito nesse intento, aí já é outra discussão. Mas para ao menos tentar evitar que pessoas de boa fé sejam lesadas por pilantras voluntários ou por desesperados que tentam recuperar ao menos parte do prejuízo que possam ter tido ao envolver-se com aqueles.

Falsos Gurus
Como ficar rico na Internet

Ahã, poder da mente...

O que não falta na Internet são falsos gurus do enriquecimento online, autoproclamados especialistas em marketing digital, pretensos mestres na arte de ganhar dinheiro, cujo verdadeiro objetivo não é ensinar nada, e sim faturar o deles em cima da ingenuidade (ou da rapacidade) das pessoas.

Normalmente se apresentam por meio de vídeos (porque a postura corporal e a entonação de voz, cuidadosamente estudados, agem como eficientes fatores de convencimento), imensas páginas de vendas que só falam de “virtudes”, de casos de sucesso, de gente que se deu bem.

Provas forjadas

Não é raro esses caras apresentarem provas forjadas para “criar” credibilidade aos seus produtos, entre as quais:
falsos relatórios do Adsense, demonstrando faturamento diário de centenas de Dólares;
falsos extratos bancários, demonstrando depósitos vultosos e frequentes;
falsos relatórios de programas de afiliados, demonstrando comissões lucrativas e atraentes;
imagens de carros esportivos, mansões, praias paradisíacas, sugerindo que estes bens tenham sido comprados com o lucro oriundo da oferta do malandro.
Como ficar rico na Internet

Comprado com o dinheiro dos PTCs (senta lá...)

É conveniente que o leitor menos calejado nesse tipo de armadilha peque pelo excesso de cautela do que por resolver correr o risco de dar um voto de confiança a quem parece ser tão bem sucedido.

Há um ditado antigo que diz que “o papel aceita tudo”, e o mesmo se dá com páginas na Internet. Qualquer um que saiba usar um editor de página, ou um sistema de publicação qualquer, pode escrever o que bem entender onde achar melhor.

Normalmente, aqueles que mais têm a ensinar não cobram diretamente nada por isso: repassam o conhecimento adquirido pelo simples prazer de ajudar outros a seguirem o mesmo caminho. Admito que é mais difícil encontrar tais iniciativas na Internet, mas agora que você já está aqui no Lucrando na Rede, já é sabido que você sabe separar o joio do trigo.

Antes de mandar dinheiro a quem quer seja
Como ficar rico na Internet

Dinheiro dado a mentirosos

É conveniante que, antes de mandar dinheiro a quem quer que seja, principalmente para algum autointitulado fodalhufo da Internet, você considere os seguintes pontos.
Se a oferta do sujeito for um golpe, você tem condições de assimilar o prejuízo sem causar problemas ao seu orçamento?
Das pessoas que têm depoimentos publicados pelo vendedor, alegando que estão satisfeitas com o resultado obtido pelo que o suposto guru está vendendo, você conhece alguma com quem poderia confirmar a autenticidade da informação?
Você fez uma pesquisa na própria web em busca de informações a respeito de reclamações de outros compradores?
Você fez uma busca nos sites especializados em reclamações online, como o Reclame Aqui, em busca de indícios?

Esquemas ilícitos
Como ficar rico na Internet

Curso de marketing viral, na minha mão é mais barato!

Existem diversos esquemas criados especialmente para enganar os incautos. Entretanto, são todos variações dos tipos principais, que vamos detalhar ligeiramente abaixo.

Métodos que simplesmente não funcionam

Esse é o menos comum de todos os embustes, porque o golpe é logo descoberto, e o pilantra não consegue enganar um número significativo de pessoas, pois é exposto a tempo.

Consiste em o sujeito vender um método de ganhar dinheiro que simplesmente não funciona (seja por que razão ou motivo for), levando o comprador a simplesmente desperdiçar seu dinheiro.

A despeito da ineficiência do produto, o vendedor que aplica este golpe normalmente é “honesto” no que tange entregar o material que promete.

Produtos Inexistentes

Este é outro golpe que não costuma ser muito longevo na Internet, porque os golpistas desta modalidade agem rapidamente, arrancam todo o dinheiro que podem dos ingênuos, e somem. Não há um produto real, não há material a ser entregue ao comprador, apenas uma conta bancária para receber depósitos, e nada mais.

Pirâmides

Como ficar rico na Internet
Acho que todo mundo sabe o que são as assim chamadas “pirâmides” (crime previsto em lei no Brasil): você recruta gente para ficar “abaixo” de você, depositando dinheiro na sua conta, enquanto que você e outros trouxas no mesmo nível (da pirâmide, bem entendido) depositam dinheiro na conta do trouxa que recrutou vocês, mas que também está tendo de depositar dinheiro na conta de alguém outro.

Para disfarçar este crime, muitas “empresas” o chamam de MMN (Marketing Multi Nível).

MMN existe quando há um produto à venda, e os participantes da rede recebem comissõespela venda dos produtos. Não saio em defesa irrestrita deste tipo de iniciativa, mas posso dizer com honestidade que antes de apedrejar é necessário analisar cada caso (há golpes do tipo pirâmide que usam produtos para disfarçar, mas toda a ênfase do “negócio” fica no recrutamento de novos participantes, e não na venda dos produtos).

Atualmente existem até “empresas” com CNPJ e tudo que se dedicam a automatizar a criação de pirâmides pela Internet, cobrando uma comissão de cada otário que resolve entrar no sistema para enganar mais gente!

Manual engana-trouxa

Este me parece ser o golpe mais comum na Internet, talvez pelo aspecto psicológico envolvido: o sujeito descobre que tomou um tranco, e para tentar compensar o prejuízo e sentir-se menos idiota ele aceita dar mais um ciclo de vida ao golpe.

É um dos golpes mais antigos: antigamente era praticado pelos classificados dos jornais (normalmente os golpistas anunciavam-se como uma empresa de alguma parte do país recrutando gente de uma capital distante para trabalhar em casa envelopando correspondência nas horas vagas), hoje usa as facilidades da Internet para se disseminar.

Tipicamente o golpe implica uma troca relativamente longa de correspondências para que o golpista “se certifique” de que a vítima “tem perfil empreendedor” — tal é a mentira contada, pois na verdade estes contatos servem apenas para criar uma falsa noção inconsciente de proximidade no psicológico da vítima, para que suas defesas contra o golpe cessem. Num último momento, é requerida a ação de enviar o dinheiro para o golpista que vai então ensinar como ele faz para ganhar dinheiro. E então, a vítima descobre que o golpista está apenas perpetuando o golpe em que caiu, e depois de receber o pagamento ele envia o “produto” que nada mais é que um manual ensinando a enganar mais gente com o mesmo sistema.

Possibilidades legítimas
Como ficar rico na Internet

Ganhar dinheiro dá trabalho

Felizmente, possibilidades de trabalho pela Internet existem, e vão desde empregos formais que incentivam o trabalho à distância até a empreendimentos legítimos totalmente “virtuais”, com ou sem produtos físicos à venda.

Vamos agora analisar brevemente os cinco principais tipos de atividade online que costumam render dinheiro e servidor como meio de vida, sendo que os mais bem sucedidos empreendedores online raramente se limitam a apenas uma das modalidades.

Publicidade em Website

Em que consiste a Publicidade em Website

Você produz conteúdo em seu site, e posiciona peças publicitárias nas páginas; os anunciantes pagam pela exibição dos anúncios, por cliques ou de acordo com outros critérios acordados pelas partes.

Principais facilidades para Trabalhar com Publicidade em Website

Operar com publicidade em sites se caracteriza, no que diz respeito às facilidades, pela liberdade de criar conteúdo e gerir o website, pela possibilidade de se utilizarem intermediários conhecidos e que façam a parte mais difícil, que é a captação de anunciantes.

Principais dificuldades para Trabalhar com Publicidade em Website

As principais dificuldades de se trabalhar com publicidade não se limitam a eles, mas são bem representadas pelos seguintes itens:
dificuldade em captar e gerir clientes (anunciantes);
dificuldade de receber os valores devidos, bem como os baixos valores pagos, no caso de inventário de publicidade gerenciado por terceiros;
necessidade de trabalhar na geração de tráfego para os sites, a fim de que estes se tornem minimamente lucrativos;
necessidade de se fazerem testes constantes e frequentes mudanças nos sites, a fim de estar sempre no encalço da configuração mais lucrativa sem ferir as diretrizes de qualidade dos mecanismos de busca (normalmente responsáveis pelo tráfego do site) e dos anunciantes (responsáveis pelo faturamento);
imprevisibilidade das receitas, nos casos em que a publicidade não é vendida em pacotes mensais fechados.

Programas de Afiliados

Em que Consiste Trabalhar com Programas de Afiliados

Embora normalmente quem trabalhe com publicidade em websites também explore as possibilidades dos programas de afiliados, estes podem ir além de meros anúncios em páginas web.

Os programas de afiliados consistem em sistemas que rastreiam vendas feitas por parceiros (os afiliados) que recebem comissão pelas vendas promovidas.

Cada anunciante (ou vendedor) pode ter regras claras e distintas sobre o uso de outras ferramentas além dos anúncios padronizados providos por eles, mas em geral é permitido ao afiliado, entre outras práticas:
veicular anúncios para links específicos (com o código de rastreamento incluído);
promover os produtos por e-mail ou newsletters;
escrever páginas específicas sobre produtos específicos, incluindo chamadas à ação que impliquem levar o vistante à página de venda do produto;
anunciar em outros websites, direta ou indiretamente (por meio de serviços como o Google Adwords, por exemplo), a fim de converter o tráfego destes em vendas, pagando valores mais baixos pela veiculação dos anúncios

Principais Facilidades de se Trabalhar com Programas de Afiliados

A principal facilidade dos programas de afiliados é permitir a venda de produtos ou serviços sem precisar investir em estoque, mão de obra, transporte, e ainda assim obter lucro (representado pela comissão paga por cada venda).

Principais Dificuldades de se Trabalhar com Programas de Afiliados

As dificuldades de se trabalhar com programas de afiliados são essencialmente as mesmas de se trabalhar com publicidade online, mais algumas específicas tais como:
dificuldade em auditar as vendas e comissões (é preciso confiar cegamente no vendedor);
responsabilidade solidária para o caso de problemas com o produto vendido (se você tiver uma página que sugira um determinado produto, ou que meramente veicule um anúncio padrão para ele, e o comprador se sentir lesado, você será responsabilizado juridicamente junto com o vendedor, caso o comprador resolva mover um processo);
restrições específicas que os vendedores imponham, dificultando a divulgação, ou mesmo desvinculando os compradores da sua indicação sob critérios draconianos.

Vendas diretas de produtos

Em que Consiste a Venda Direta de Produtos pela Internet

Caso você tenha algum produto para vender, já tendo ou não uma loja física, é relativamente fácil de registrar um domínio, contratar uma hospedagem e instalar um sistema de loja virtual para vendê-lo.

Caberá a você cuidar da divulgação de sua loja virtual, quem sabe até criando um sistema de comissionamento para afiliados, bem como dos aspectos logísticos e burocráticos que o negócio implica.

Principais Facilidades da Venda Direta pela Internet

Vender diretamente pela Internet pode ser vantajoso no que diz respeito ao tamanho do mercado alcançado (é o alcance de um website), na necessidade de menor estrutura física, na liberdade de comercializar o que bem entender (e a lei permitir), em divulgar como achar melhor.

Principais Dificuldades da Venda Direta pela Internet

Vender diretamente pela Internet, entretanto, implica algumas dificuldades próprias de qualquer comércio, entre os quais:
gerenciamento de custos bem mais complexo do que os de um blog, por exemplo;
gerenciamento de cobrança e meios de pagamentos;
adequação a legislação e regulamentos mais rigorosos quanto à operação comercial;
necessidade de saber comprar os produtos a se revenderem, ou as matérias primas para confecção do produto (caso não se trate de algo virtual);
o alcance de um website pode ser global, mas nem sempre as vendas são viáveis para qualquer canto do mundo;
para que o site da loja virtual faça sucesso, existem os mesmos desafios — talvez até mais dificultados em função da natureza da ferramenta de publicação que é uma loja online — de geração ou atração de tráfego;
necessidade de contar com conhecimento técnico ou mão de obra especializada para manter a loja virtual sempre funcionando com segurança.

Vendas de infoprodutos

Uma possibilidade em expansão na Internet mundial, e ainda bem incipiente mas em fase de amadurecimento na web lusófona, é a venda de produtos digitais, ou infoprodutos.

Os produtos digitais consistem em bens que só existem “no computador”, ou seja, não são livros impressos, não estão em CDs ou DVDs, são entregues ao comprador por meio de download, e com isso os custos de gerenciamento de estoque inexistem, instalações físicas também podem inexistir (tudo fica no virtual).


Prestação de serviços

Provavelmente, a prestação de serviços via Internet é um dos mais comuns e — por isso mesmo — ignorados meios de se ganhar dinheiro online.

De fato, a criatividade (inclusive para divulgar os primeiros trabalhos) é o mais importante de tudo, seguida de perto pelo talento para fazer alguma coisa bem feita.

Dentre os serviços que podem ser prestados exclusivamente pela Internet, os mais comuns são:
hospedagem de sites;
otimização de sites e blogs;
webdesign ou design gráfico em geral;
revisão de textos;
formatação de trabalhos científicos;
traduções;
consultoria em segurança digital;
suporte técnico (nesse caso as possibilidades de desdobramento são incontáveis);
desenvolvimento de programas e sistemas;
consultoria em marketing;
ensino à distância;
webmarketing;
digitação e preenchimento de pesquisas.

Conclusão

Se você quer ganhar dinheiro, trabalhe. E muito. E com competência. Sobressaia-se. Torne-se necessário. Livre-se de passivos financeiros, aprenda a identificar e acumular ativos. Possibilite que outras pessoas também ganhem. O resto é lorota, ou esquema do tipo chave (de cadeia).

Assine nosso Blog e receba Novos Conteudos em seu E-Mail :

Antes de sair, gostaria de saber Como Ganhar Creditos de GRAÇA no seu Celular?