sexta-feira, 10 de junho de 2016

Furúnculo - Tratamentos Médico e Natural, Causas e Sintomas

Furúnculo - Tratamentos Médico e Natural, Causas e Sintomas
O que é Furúnculo?
Sinônimos: inflamação dos folículos capilares

Um furúnculo é uma infecção cutânea causada por bactéria que envolve um folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo próximo a ele. Sua principal característica é a formação de um nódulo avermelhado, doloroso, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa da presença de pus. O tamanho do furúnculo pode variar de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.

Causas
O furúnculo é geralmente causado pela bactéria Staphylococcus aureus, um tipo bastante comum e que pode ser encontrado na pele e dentro do nariz. No entanto, o furúnculo também pode ser causado por outras bactérias ou fungos presentes na superfície da pele. Eles geralmente crescem em locais acometidos por alguma ferida ou picada de inseto, que facilitam a entrada da bactéria.

Os furúnculos podem ocorrer em folículos capilares de qualquer parte do corpo, podendo haver mais de um furúnculo ao mesmo tempo. A lesão surge especialmente nas regiões com pelos e mais expostas à umidade, pressão e atrito, ou a substâncias gordurosas que facilitam a obstrução dos folículos pilosos. Os furúnculos são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas.

Fatores de risco
Qualquer pessoa pode desenvolver furúnculos, mas existem alguns fatores considerados de risco que contribuem para o surgimento desses nódulos, que são eles:
  • Contato físico com pessoas que tenham furúnculo.
  • Diabetes, que dificulta a ação dos anticorpos contra a bactéria causadora da infecção.
  • Doenças na pele, como acne e eczema, facilitam o surgimento de furúnculos.
  • Imunidade comprometida dificulta a reação do corpo a infecções. 
  • Pacientes com o vírus do HIV são mais suscetíveis a furúnculos.
  • Obesidade também aumenta a incidência das lesões.
sintomas
Sintomas de Furúnculo

Furúnculos podem aparecer em qualquer local do corpo, mas são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas. Um furúnculo pode começar como um nódulo inchado, sensível e vermelho rosado. Com o tempo, ele fica parecendo um balão cheio de água ou um cisto.

A dor piora conforme ele vai sendo preenchido com pus e tecido morto e aumenta quando ele é drenado. É possível que o furúnculo se drene sozinho.

Os sintomas mais comuns do furúnculo são:
  • Surgimento de um nódulo avermelhado, doloroso e cheio de pus
  • Vermelhidão e suor na pele ao redor do abscesso
  • Crescimento gradual no tamanho do nódulo conforme vai se enchendo de pus
  • Surgimento de uma área amarelada na parte central do furúnculo, que pode eventualmente se romper, permitindo que o pus vaze
  • Fadiga, mal-estar, coceira antes do desenvolvimento do furúnculo e febre.
Diagnóstico e Exames
Buscando ajuda médica

Um furúnculo é facilmente identificável, mas é sempre bom procurar um especialista para saber que medidas tomar para tratar da lesão. Alguns fatores emergenciais devem ser levados em consideração. Busque ajuda médica o quanto antes quando o furúnculo:
  • Surgir no rosto
  • Crescer muito rapidamente ou estiver muito dolorido
  • Causar febre
  • For muito grande
  • Não tiver cicatrizado em até duas semanas
  • For recorrente.
Na consulta médica
Anote todos os seus sintomas e descreva-os ao médico, que provavelmente irá pedir para analisar a lesão.
Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas. Esteja preparado também para responder às perguntas do médico. 

Veja alguns exemplos do que ele pode lhe perguntar:
O tamanho da lesão cresceu com o passar do tempo?
Você sente dores no local da lesão?
Você já teve furúnculos alguma vez?
Você teve febre ou calafrios recentemente?.

Diagnóstico de Furúnculo
Um exame físico basta para que o médico possa realizar o diagnóstico. Mas se o furúnculo for recorrente ou se o paciente apresentar um quadro infeccioso juntamente com a lesão, o especialista poderá enviar uma amostra do pus para análise de laboratório.
Muitas das bactérias causadoras de furúnculos tornaram-se resistentes a alguns tipos de antibióticos. Por isso o exame é importante, uma vez que determinará qual tipo de antibiótico será necessário para tratar a infecção.

tratamento e cuidados
Tratamento de Furúnculo

É possível tratar de pequenos furúnculos em casa, aplicando compressas quentes para aliviar a dor e favorecer a drenagem natural da lesão. É importante também sempre deixar o local da ferida limpo, para evitar maiores complicações.
Para furúnculos maiores, o médico poderá indicar alguns tipos de tratamentos mais específicos:

Incisão e drenagem: o especialista poderá realizar uma pequena incisão na parte central do furúnculo para induzir a drenagem do pus;Antibióticos: se o furúnculo vier acompanhado de infecções bacterianas, o médico poderá prescrever um antibiótico específico para combatê-la, de tipo tópico ou oral.

Atenção: NUNCA se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. Espremer o furúnculo por conta própria pode agravar a lesão e empurrar a infecção ainda mais para dentro da pele.
Em alguns casos, o especialista poderá prescrever um antibiótico tópico para combater a infecção.

Medicamentos para Furúnculo
Os medicamentos mais usados para o tratamento de furúnculos são:
  • Bactrim
  • Bacteracin e Bacteracin-F
  • Cilodex
  • Ciprofloxacino
  • Clavulin
  • Clindamicina
  • Hirudoid
  • Nebacetin
  • Oxacilina
Tratamento Caseiro

Um ótimo remédio natural para curar um furúnculo é colocar as compressas de limão no furúnculo, pois o limão possui propriedades antissépticas, ajudando a tratar esta infecção de pele.

Além disso, o limão, por ser rico em vitamina C, quando consumido, ajuda a fortalecer o sistema imune, sendo não só um bom remédio natural para furúnculo, como também um excelente remédio caseiro para furunculose, que é quando aparecem furúnculos repetidamente. Saiba mais sobre a furunculose.
Compressas de limão para furúnculo

Para fazer as compressas de limão, basta envolver com uma gaze uma fatia de limão grossa e com bastante suco e repousar sobre o furúnculo por 10 minutos.

A seguir, deve-se jogar fora o limão e repetir o processo com outro limão e outra gaze por mais 2 vezes, ou até que o furúnculo abra e o pus comece a vazar.
Suco de limão para furúnculo

Para fazer o suco de limão, deve-se espremer o suco de 2 limões, adicioná-lo em 1 copo de água, mexer bem e beber o suco cerca de 3 vezes por dia.

Convivendo/ Prognóstico
Saber lidar bem com furúnculos também faz parte do tratamento. Medidas caseiras são essenciais para a recuperação do paciente, especialmente em casos de lesões pequenas. Adote algumas dicas que poderão ajudá-lo no tratamento:
Capriche na higiene corporal e troque as roupas de uso pessoal e de cama e banho regularmente. Elas podem ser veículos para transmitir a infecção
Lave bem o local da infecção com água e sabão todos os dias, secando-o bem após o banho
Não coce o local da lesão para não correr o risco de espalhar a infecção para outras áreas do corpo.

Complicações possíveis
Quando a lesão se manifestar ao redor do nariz ou do ouvido pode ser um problema, porque essa região é irrigada por vasos que se comunicam com os do cérebro
Quando a bactéria se dissemina pela corrente sanguínea, ela pode atingir os ossos e até mesmo alguns órgãos vitais, como o coração
Quando a bactéria presente no pus eliminado atinge folículos pilossebáceos à distância, ela provoca o aparecimento de múltiplas lesões típicas da furunculose
Quando a contaminação ocorre sob a pele e os abscessos se desenvolvem em folículos pilosos vizinhos, forma-se um bloco único e profundo com vários pontos de pus. Esse tipo de lesão localiza-se geralmente na nuca e recebe o nome especial de carbúnculo

Expectativas
Algumas pessoas têm ataques recorrentes com abscessos e pouco sucesso em preveni-los.
Os furúnculos podem ser muito doloridos se surgirem em áreas como o canal auditivo ou o nariz. Os furúnculos no nariz devem ser tratados por um médico. Os furúnculos que se desenvolvem próximos um do outro podem se expandir e se unir, causando uma doença chamada de carbunculose.

Em geral, a evolução do quadro é benigna, mas podem ocorrer complicações, especialmente quando eles são manipulados sem o devido cuidado.

Prevenção
  • Adote algumas medidas para prevenir a ocorrência de furúnculos:
  • Mantenha as mãos sempre limpas e cuidadosamente lavadas. 
  • Evite as roupas muito justas e as de tecido sintético que dificultam a evaporação do suor, uma vez que atrito e umidade favorecem a ocorrência de furúnculos.
  • Mantenha feridas cobertas por curativos. 
  • Evitar a exposição de ferimentos a bactérias é uma dica para evitar o surgimento de lesões como o furúnculo.
  • Não compartilhe itens pessoais com pessoas que tenham furúnculo.
  • Prefira sabonetes antibacterianos.

Assine nosso Blog e receba Novos Conteudos em seu E-Mail :

Antes de sair, gostaria de saber Como Ganhar Creditos de GRAÇA no seu Celular?